segunda-feira, 18 de junho de 2012

ELEMENTOS DE TÉCNICAS


O karate é praticado em um local chamado dojo e seus praticantes usam o gui, um quimono de algodão amarrado por uma faixa colorida (simboliza o nível de conhecimento do praticante) e uma calça de algodão.
Atualmente, as técnicas do karate são divididas em três elementos:

Kihon (técnica fundamental) – base, defesas, socos e pontapés;

Katas (exercícios ou movimentos formais com “um ou dois inimigos imaginários”) – apresentam cinco características: a) seqüência: movimentos e direção dos golpes; b)respiração: momentos de força(inspiração) e fraqueza (expiração); c) combinações e tempo: sequencia de movimentos combinados que dão “vida” ao kata; d) forma e significado: posição dos golpes(mãos e pés) e significado da intenção de cada movimento e; e) olhos: significa concentração, indica a direção de execução dos movimentos e golpes;

Kumite (combate) – onde se utiliza as técnicas do kihon e dos katas.
Os estilos ou escolas de karate apresentam diferentes combinaçõpes e aplicações das técnicas, utilizando força, velocidade e resistência, percebidos na movimentação das mãos e dos pés. As condutas para praticar o karate são baseadas no respeito mútuo. Alguns movimentos do karate assemelham-se a movimentos dos animais e sua relação com a natureza.
Apresenta-se, no quadro a seguir, algumas particularidades das cinco escolas ou estilos que constituem o karate moderno: Goju-Ryu, Shotokan, Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-Ryu. As diferenças entre os estilos estão relacionadas aos locais de origem.

Fonte: http://pcedfisica.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário