segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pedagogia Aplicada aos Esportes de Combate

O que é Esporte de Combate?

Esportes de combates são definidos como atividades marcadas por uma oposição entre sujeitos, usando de situações de ataque e defesa para alcançar o objetivo, que pode ser nocautear, tocar, desequilibrar e imobilizar (CORREIA;FRANCHINI,2010).
Iniciação aos Esportes de Combate
A prática da iniciação aos esportes de combate (EC) , não visa somente o desempenho, mas sem aprimorar o acervo motor da criança( PRADO 2009).
Modelo Pendular de Bayer
Processos de ensino nos Esportes de Combate
O processo de ensino das diferentes modalidades de lutas está baseado em uma intensa tradição oral, disseminada de geração a geração, com pouca fundamentação teórica para sua otimização (FRANCHINI, 1998).
Perguntas sobre iniciação aos Esportes de Combate
01) Qual é a melhor idade para se trabalhar os EC?
R: A partir dos 3 anos de idade, com atividades bastante lúdicas, como histórias da modalidade, brincadeiras utilizando movimentos naturais dos alunos, para que ele possa se desenvolver bem na modalidade.
 

02) Qual é a melhor forma de se começar um projeto para iniciação aos EC, tanto em uma escola , como em um ginásio?
R: Você deve analisar o seu público alvo, para poder inicializar um projeto. Também deve como base um conhecimento sobre a modalidade a ser aplicada tanto em um ginásio como em uma escola.

03) Que tipo de periodização deve ser usada para a iniciação dos EC?
R: No início do trabalho você deve utilizar bastante brincadeiras lúdicas voltada para a  modalidade a ser desenvolvida, para que os alunos iniciantes se não fiquem desmotivamos. Lembrando sempre, que você deve analisar cada aluno, pois um aluno é diferente do outro, assim um pode necessitar de uma atenção maior do que o outro.

04) Quais características o professor de Educação Física deve conter para dar aula de iniciação aos EC?
R: Primeiramente o professor deve conhecer a modalidade, praticando ela, ou buscando pessoas que são do meio da prática esportiva, também deve buscar conhecimentos em artigos ou livros que falem sobre a modalidade. Segundo, ele deve analisar bastante seus alunos para oferecer uma boa aula.

05) Que tipos de atividades devem ser realizadas para motivar os alunos na iniciação dos EC?
R: Atividades lúdicas, como brincadeiras voltadas para a modalidade, exercícios para sair da rotina, mas sem tirar o foco da modalidade. Até mesmo para os alunos mais avançados, o professor deve trabalhar a parte lúdica, para que o treino não fique rotineiro.

 Entrevistado:
Robson Pinheiro, formado pela PUCPR em Educação Física – Bacharelado no ano de 2007. No GCB( Grupo Capoeira Brasil) foi formado Professor corda roxa em 2006, e em 2009 formando corda marrom. Trabalha na SEMEL de São José dos Pinhais, desde 2006, e atua na área de coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer da cidade jardim, e em uma escola particular da cidade. Em Curitiba atua nos colégios CATAVENTO( Ensino Infantil) e PODIUM( Ensino Fundamental e Médio).

Um comentário: