quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aulas Práticas de Capoeira

            Para começar á desenvolver a prática da capoeira, a professora iniciou com um aquecimento.
1ª Aula Prática - Capitão do Mato
            A professora escolhe um dos alunos para ser o “capitão do mato”, ele terá como objetivo pegar os demais alunos, porém ele não poderá pegar quem estiver fazendo a ginga da capoeira. O aluno que for pego e não estiver fazendo a ginga, fica na posição de cocorinha (já passado em sala de aula) e espera até que outro colega realize a armada sobre o colega pego anteriormente para libera-lo.
Variação: A professora pode definir qualquer golpe para liberar o aluno pego antes pelo “capitão do mato”. Exemplo: Queixada, meia lua.
            Após o aquecimento, a professora iniciou a explicação dos fundamentos da capoeira, seus golpes e suas defesas.
            Para iniciar, como fundamento básico e mais usado na capoeira, a professora ensinou a ginga.
            Para iniciar, faz-se um triângulo (foi usado uma corda) com a base para frente e a ponta do triângulo para trás. Posiciona os pés paralelos a frente do triângulo na direção das pontas da base. Em seguida, o aluno joga a perna para trás em direção da ponta do triângulo e o braço do mesmo lado da perna jogado pra trás eleva á frente do rosto para fazer a proteção do mesmo.
          Logo em seguida a professora fez variações, fazendo a cocorinha (ato de abaixar flexionando os joelhos, apoiando a mão no chão atrás do corpo e elevar a outra a frente do rosto para proteger), fazendo a armada, ensinando os fundamentos da capoeira.


Posição final da cocorinha
            Para terminar a aula a professora ensinou o AU, movimento no qual os capoeiristas fazer durante a luta na roda. Através de um método metodológico para ensinar iniciantes na modalidade, o “CHO-CO-LA-TE”. Quando a professora diz “CHO” os alunos colocam um pé a frente do corpo, no “CO” os alunos posicionam a mão do mesmo lado da perna inicial ao lado da mesma, no “LA” deverá posicionar a outra mão ao lado e pra finalizar o “TE” deve-se jogar a outra perna passando as duas mãos.
2ª Aula Prática
           Para a aula prática seguinte, a professora levou um praticante de capoeira, no qual ele pratica há anos, ele fez um roda facilitando que compreendam e vejam o que ele iria ensinar, após disso ele contou rapidamente sobre a história da capoeira, sobre Mestre BIMBA e os fundamentos, sempre embasando a teoria antes da prática para que os alunos compreendam todo seu histórico e tenham em mente para aprender. Ensinou basicamente todos os fundamentos da capoeira, fazendo um círculo ao final tocando o berimbau e ensinando algumas musicas para que todos tenham um conhecimento prévio. Os alunos jogaram capoeira ficando livremente de fazer qualquer tipo de fundamento da capoeira.
3ª Aula Prática
            A professora convidou o professor Geada do Grupo Capoeira Brasil ( GBC).
            No inicio da aula o professor explicou e demonstrou a meia lua de compasso, logo depois ele falou sobre as variações da meia lua de compasso, exemplo, a meia lua de compasso sem o apoio de uma das mãos e o outro sem o apoio das mãos. Outro golpe variado da meia lua de compasso é o rabo de arraia, que é realizado com a finalização de flexão de joelho quando a perna que esta realizando o golpe  esta em cima.
            Logo depois o professor nos ensinou a rasteirinha, e como gingar na roda, como entrar em uma roda, como sair de uma roda, o respeito que deve se ter na roda com os mais graduados. Também discutiu um pouco sobre a história da capoeira, sua origem, Mestre Bimba e sua metodologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário