quinta-feira, 20 de setembro de 2012


MMA - Mixed Martial Arts

     Na história moderna das artes marciais, a década de 1990 será lembrada como a década da revolução. A revolução a que nos referimos é o advento na cena das artes marciais de um novo tipo de esporte de combate que capturou muito atenção popular e alterou os métodos de treinamento, filosofias e perspectivas de milhares de artistas marciais de todo o mundo.
     Muitos nomes têm sido usados para batizar este novo esporte de combate-Valetudo, o Ultimate Fighting, No Holds Barred Combate Shootfighting, etc, mas o mais adequado é, talvez, Mixed Martial Arts, uma vez que estas competições foram projetadas para testar os pontos fortes e fracos de diferentes estilos em um conjunto de regras muito permissivas que não favorece nenhuma arte particular.
Videogames e filmes tinham jogado com a idéia de torneios abertos para todos os estilos de artes marciais por um tempo. No Brasil, as competições tiveram Valetudo vem ocorrendo há uma boa parte do século XX.
     Na Grécia antiga, Pankration, um antepassado de Mixed Martial Arts que permitiram kickboxing, lances groundfighting, e submissões (ou seja, engasga e aproveita), costumava ser um evento principal dos Jogos Olímpicos (Poliakoff,1987;Vale,2001).
     O MMA é definido como uma modalidade de luta onde os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial. Vem daí o nome “técnico” do esporte: Mixed Martial Arts (Artes Marciais Misturadas).
     O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como o boxe, jiu-jítsu, karatê, judô, muaythai, entre outras. O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.
Ao contrário do que todo mundo acha, não “vale tudo” no MMA. O esporte vem evoluindo e profissionalizando-se de tal maneira que as regras estão cada vez mais rígidas. O intuito de toda esta evolução é preservar cada vez mais a integridade física do atleta. Os praticantes estão cada vez mais técnicos e preparados.
     A prática do MMA passa antes de tudo por muito treino em alguma arte marcial específica. Normalmente, um bom lutador de MMA já se destacou em alguma arte marcial. As academias ficam de olho nos talentos específicos de cada lutador e o encaminham para o treino de MMA quando ele está pronto para isso.
     O MMA é hoje um esporte de alta performance, além de ser um verdadeiro show de entretenimento.
No Brasil o jiu jitsu junto com o judô foi introduzido devido a grande imigração de japoneses e teve como difundir o Conde Koma (conhecido como Mitsuyo Maeda ou Eisei Maeda) por volta de 1914. O conde Koma também foi responsável pela disseminação do judô e do jiu-jitsu na América latina. Foi neste período que o Conde teve como alunos alguns integrantes da família Gracie, onde após a sua morte deram sequencia no seu trabalho, adaptando e tornando o conhecido jiu jitsu brasileiro.
     Para provar a superioridade da luta criada por eles, os Gracie tiveram a ideia de um evento que colocasse frente a frente lutadores especialistas nas mais variadas artes marciais. Com isso, tivemos especialistas em karate, judô, sumo, wrestling, kickboxe, sambo e etc., tudo para mostrar que sua arte era superior. Os Gracie colocaram seu menor lutador para o torneio e ele foi o campeão. Com o tempo os outros lutadores foram aprimorando sua técnica e se atualizando em mais de uma área, não apenas em sua formação inicial, e com isso o UFC virou realmente um esporte de MMA, e não uma disputa entre artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário