segunda-feira, 2 de abril de 2012

AS LUTAS E AS SUAS CLASSIFICAÇÕES

Para Espartero(1999), as lutas podem ser classificadas em 'esporte de luta com agarre', 'esporte de luta com golpes' e 'esporte de luta com implemento'.
 
Lutas com agarre: Representa os objetivos comuns entre as modalidades, como a derrubada, as projeções, e o controle no solo; Henares(2000) ainda adiciona ações como desequilibrar, fixar, excluir e controlar, também citadas por Ramires, Dópico e Iglesias (2000).
Lutas com golpes: É subdividida de acordo com o tipo de golpe; só com os punhos, só com as pernas, ou punhos e pernas juntos.
Lutas com implemento: O objetivo é tocar o adversário com um implemento, como a espada por exemplo.
Príncipios condicionais das lutas:
Contato Proposital: Pode ocorrer de várias maneiras (através das mãos, dos punhos, dos braços, das pernas, do corpo inteiro ou mediado por um implemento) e deve acontecer para que haja luta e para que ela se desenvolva.
Fusão Ataque/Defesa: Assim como nos jogos de oposição tem de haver ataque e defesa simultâneamente.
Imprevisibilidade: Não há estratégia, devido a interdepência dos lutadores, não se sabe como um irá reagir ao outro. Isso faz com que o 'pensar a luta' seja tão importante quanto o ' realizar a luta'.
Oponente/Alvo: O alvo além de se movimentar, ataca e defende. Essa condição que justifica o contato como uma exigência. Com o alvo personificado no adversário a luta fica imprevisível.
Regras: As lutas dependem das regras para a sua legitimidade e elas devem ser respeitadas pra que aconteça o combate. É esse o principio condicionalque define se , para atingir o advesário o lutador deve usar as mãos, as pernas, se o contato deve ser direto, se haverá uso de implemento.
Cada modalidade carrega suas histórias, caracteristícas e tradições. Mesmo com os príncipios condicionais existem fatores que diferenciam uma modalidade da outra.
Podem haver estratégias que variam de acordo com o espaço entre os oponentes (curto, médio ou longo) que depende da imprevisibilidade da luta e do jogo do advesário.
Distância curta: Possui um espaço praticamente nulo entre os oponentes é necessário que os praticantes se coloquem em contato direto, sendo o contato o meio para se chegar ao fim da luta. Esta presente nas lutas de dominio com jiu-jutsu e judô.
Distância média: Espaço moderado que permite a aproximação em situações de ataque, pois a intenção e o propósito é que vão determinar a distância entre os oponentes. Esta presente nas lutas de percursão como o karatê e o boxe.
Distância longa: Tem de haver um espaço maior entre os oponentes, para que possam manipular adequadamente o implemento, fazendo que o contato entre eles seja feito através de uma espada por exemplo. Esta presente no kendo.
REFERÊNCIA: Ensino das lutas: dos príncipios condicionais aos grupos situacionais - Mariana Simões Pimentel Gomes, Marcio Pereira Morato, Edison Duarte, José Julio Gavião de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário