segunda-feira, 2 de abril de 2012

Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo de Educação Física

          Uma das mais antigas manifestações da cultura humana, a luta sempre esteve presente nas mais diferentes civilizações e sociedades e fortemente vinculada a luta pela sobrevivência, preparação guerreira, a religião (cultos, ritos), aos jogos e as práticas esportivas.
           Hoje a disciplina esta inserida nas escolas, academias, clubes e condomínios, e cabe ao profissional de Educação Física atender as necessidades de cada ambiente,proporcionando um contato amplo com as diferentes implicações das lutas e abordando temas que são diretamente relacionados a prática, como a violência e a cultura.
O estudo da luta pode ser apresentado em dois aspectos:
1.   Como manifestação cultural, expressão corporal, formação social (na licenciatura)
2.   Abordar definições de Lutas, Artes Marcias e Esporte de Combate, classificações de lutas, história e desenvolvimento, lesões deportivas, aspectos psicológicos, preparação física, príncipios de aprendizagem técnica e tática das lutas, bases mecânicas das técnicas de lutas, aspectos de força, potência e alavancas (no Bacharelado)
           O Profissional de Educação Física deve ter um conhecimento amplo para atender a todas essas necessidades  sem se prender a uma só modalidade ou característica, tem que assimilar conteudos que o possibilite aprender a ensinar e não meramente aprender a executar as técnicas dessas atividades, tem que ser versátil e poder transmitir todos os valores existentes e a conduta que um atleta deve ter na disciplina de lutas.

REFERÊNCIA: LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo de Educação Física.

Fabrício Boscolo Del'vecchio
Emerson Franchini

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