quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA DE TAE KWON DO - 23/11

HISTÓRIA

            Arte marcial coreana, cuja pronúncia em português é "tê-com-dô", significa a arte de usar os pés e as mãos. É uma arte marcial que combina práticas tradicionais (técnicas básicas e de defesa pessoal, armas e toda sua filosofia enquanto arte marcial) e esportivas (treinamento voltado para competições, adotando técnicas de treinamento esportivo moderno e de alto desempenho). Sua história e evolução estão fortemente ligadas à história da própria Coréia. Na Coréia, o Taekwondo derivou-se de uma arte marcial de defesa chamada "Subak" ou "Taekkyon", sendo desenvolvido com o objetivo de oferecer um caminho para o treinamento do corpo e mente, sob o nome de "Sonbae" na época onde a Coréia era composta por 3 (três) reinos.
            Ainda hoje existem controvérsias sobre a época exata de seu surgimento. Para Lee (1977), o Taekwondo surgiu na Coréia há aproximadamente 1300 anos atrás. Já Kim (2000), afirma que o Taekwondo surgiu aproximadamente há 1800 anos. Outros historiadores consideram esta arte mais antiga ainda. Porem hoje existe controvérsias sobre a época exata de seu surgimento. Com a independência da Coréia em 1945, vária lideres de artes marciais queriam voltar às formas tradicionais coreanas de combate desarmado, e a partir de 1946, foram abandonando a influência do Karatê aplicada pela colonização japonesa. Tentaram então unificar as diferentes escolas de artes marciais, mas não obtiveram sucesso.
O Taekwondo só ficou conhecido com esse nome no ano de 1955, quando o General Choi Hong Hi conseguiu unificar as diversas escolas de "Taekwondo", dando origem a International Taekwondo Federation (ITF). (Lee,1977).
            O Taekwondo veio para o Brasil em 1970, através do Grão Mestre Sang Min Cho, o responsável pela introdução da arte no país. O Taekwondo de hoje é similar a outras artes marciais de origem oriental, principalmente dos países que cercam a Coréia, como Japão e China, apresentando algumas características em comum entre elas. Apesar destas semelhanças a dinâmica apresentada pelo esporte e incorporada a sua estrutura o torna bem diferente das demais artes marciais. Este aspecto permite ao praticante entrar em contato com dois mundos diferentes, a prática de uma arte marcial milenar e um esporte Olímpico, dando-lhe um aspecto mais moderno. Atualmente, esta arte-marcial é praticada em todos os estados brasileiros e já formou mais de 3.000 faixas pretas e conta com cerca de 100.000 praticantes ativos. É um dos esportes mais praticados no Brasil e que mais vem crescendo nos últimos 10 anos.

Proteção:

            Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Graus de Aperfeiçoamento:

            Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Competições:

            Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

Competições (segundo a WTF)
A luta é composta de:
  • 3 rouds de 2 minutos (faixa preta) 
  • 3 rouds de 1 minuto e meio (faixas coloridas) 
As pontuação são:
  • Chute no Torax = 1 ponto
  • Chute no Torax giratório ou saltando = 2 pontos
  • Chute na cabeça = 3 pontos (permitido apenas faixas-preta juvenil e adulto)
  • Chute na cabeça giratório = 4 pontos, caso o adversário vá a knockdown, se abrira uma contagem ate 10, e acrescentará um ponto
Regras Principais:

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos).

- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

OBS: em caso de empate ao fim do tempo normal havera um round extra para desempate onde o vencedor sairá através do Golden Point, quem fizer o primeiro ponto vence a luta. A luta também poderá acabar caso um dos competidores atinja uma diferença de 12 pontos a partir do 2º round, ou por excesso de faltas (4 no total). Diferente da WTF* na ITF* o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois rounds e em caso de empate há um terceiro round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto. Na ITF* o metodos de lutas, pontos são diferentes da WTF*, entretanto é só a WTF* é considerada pelo COI*

COI - Comite Olimpico Internacional
ITF - Federação Internacional de Taekwondo
WTF - Federação mundial de Taekwondo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário