quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA PRÁTICA DE MMA

       A aula realizada pela professora, foi focada na relação esforço:pausa do MMA. Esta relação possui três fase de treinamento no qual o atleta é exigido para fazer seu treinamento. Lembrando que a relação é de 10 segundos de esforço de acordo com sua zona de treinamento e 40 segundos de pausa que é relacionado a sua movimentação apenas para não cair totalmente a sua frequência cardíaca.
  • Zonas de Frequência:
Leve.< 65%
Moderado-65% a 85%
Forte >85 %
       Segundo Bompa, 2008. A zona alvo de treinamento é caracterizada com leve: 85%. O primeiro passo para a realização de um treinamento é a avaliação física do atleta, para descobrir a frequência cardíaca máxima e o VO2 máximo do atleta. O segundo passo é realizar o calculo do percentual do trabalho que o atleta empregará, baseado no seu VO2 máximo. Utilizando um cardiofrequencímetro, o preparador física pode controlar de forma mais eficaz o treinamento. O profissional que já tiver os dados da frequência cardíaca máxima do atleta deve realizar o cálculo da zona-alvo de trabalho, baseado na frequência cardíaca de reserva.
  • A fórmula é a seguinte:
FC treino= FC repouso+ percentual desejado x (FC máxima – FC repouso)
       Determinada a Frequência Cardíaca, é só aplicar o treinamento de acordo com a intensidade e esforço, supracitas acima. Com a intensidade definida, pode-se perceber o que o atleta precisa melhorar ou aperfeiçoar e colocar no treinamento. Com esse tipo de treino, dá para fazer um circuito, com vários tipos de golpes a cada 10 segundos ativo e 40 segundos de pausa ativa, um golpe diferente por exemplo: um primeiro momento jab (ditreto) esquerda, segundo momento jab (direto) direita, terceiro momento Chute (direita), quarto Chute (esquerda) e para finalizar chão com imobilização.
       A preparação física deve ser combinada com o técnico, para treinar os momentos de dificuldade do atleta e assim poder superá-los. O treinamento de pliometria, também é muito utilizado no MMA. E a percepção de esforço pode ser feita através da Escala de Borg.
http://theartofcombatdotnet.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário