quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA DE JIU JITSU - 22/11

História do Jiu –Jitsu

            Baseado num jogo inteligente de força e contra força, equilíbrio e desequilíbrio em lançamentos movimentos divergentes, além de ser uma arte marcial, o Jiu-Jitsu poderia ser classificado como uma ciência exata dos movimentos coordenados.
           O Jui-Jitsu teve início na Índia, mas encontrou sua verdadeira pátria no Japão, tornando-se lá o esporte nacional, onde deu origem as mais diversas modalidades de luta, posto que, de suas diversas escolas surgiram o Judô, Karatê, Aikidô e dezenas de outras artes marciais.

No Brasil

          Começo do século, dotado de uma aptidão quase metafísica para as lutas e dono de uma coragem extraordinária, Carlos Gracie, credenciado por tais qualidades, veio a tornar-se depositário da amizade, admiração e dos raríssimos ensinamentos de Mitsuo Maeda, o Conde Koma, legendário campeão japonês de Jiu-Jitsu
          O Jiu-Jitsu hoje é o esporte individual que mais cresce no país: cerca de 350.000 praticantes; 1.500 centros de ensino somente nas grandes capitais. A média de participantes do Campeonato Estadual tem sido de 3.000 atletas que se apresentam para um público rotativo de mais de 35.000 pessoas.

AULA PRÁTICA

Aquecimento:

Uma pequena corrida em volta do tatame para elevar a frequência cardíaca (FC) dos alunos que iriam realizar a aula de jiu-jitsu.

Parte Principal:

Quedas Frontais: primeiramente o professor nos demonstrou o rolamento para frente, como deve ser realizado, e logo após realizou a queda de costas.

Quebra de Quadril: esse movimento é parecido com o da negativa da modalidade da capoeira.

Logo passado esses movimentos básicos, o professor passou a posição de guarda.

Guarda: a posição da guarda consiste que você fique na posição dorsal, com o seu oponente entre as suas pernas, a posição dos pés devem estar como se estivessem entrelaçados.

Abertura de Guarda: a saída da guarda fechada, é feita primeiramente com o deslocamento da uma das pernas do seu oponente que esta na guarda fechada, logo após ter conseguido abrir a guarda, colocar o joelho na coxa do seu adversário, e passar para a posição de 100 Kg, onde o lutador que consegui sair da guarda fechada, ficará numa posição favorável para realizar qualquer movimentação, tanto uma chave de braço, ou um triângulo.

Chave Kimura: mantendo o 100 Kg, passe a mão sobre a cabeça dele colocando sobre o pescoço do adversário, ele vai segurar seu braço, então coloque seu braço embaixo do braço do adversário e puxe aplicando a Chave Kimura.

Raspagem: é o movimento onde você que está na guarda fecha( que esta por baixo), passa a ficar por cima do seu adversário. O lutador que esta por baixo, abre a guarda, o joelho direito é flexionado até a posição, onde a perna fique no quadril do seu oponente, e a perna esquerda, irá tirar a base do joelho direito do lutador que esta por cima. Realizando estes movimentos corretamente o lutador que esta por baixo consegue realizar a raspagem.

Chave de Braço Americana: a partir da posição da montada, o lutador que esta por cima, observa os braços do seu oponente que estão cruzando na frente do peito, em uma posição de defesa, logo após isso o lutador que esta montado realizará o movimento de retirada do braço que está por cima na posição de defesa. No caso de retirada do braço esquerdo do oponente, o lutador que esta por cima realiza uma pressão com todos os dedos da sua mão esquerda no punho de seu adversário, a posição do cotovelo também é importante, para que seu adversário não consiga sair, logo feito essa progressão, o braço direito de que esta por cima, irá passar por baixo do cotovelo que esta sendo segurado pela outra mão, para realizar o movimento, depois essa mesma mão que passou por baixo vai segurar no punho do braço que esta realizando uma pressão no braço do oponente, e irá realizar uma alavanca para finalização do adversário. Para melhor finalização, deve-se arrasar o braço que esta sendo segurado, mais próximo ao corpo, para diminuir a amplitude de alongamento do oponente.








 

 Tempo de Luta por Faixa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário