quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AULA DE BOXE - 08/11

HISTÓRIA

        No dia 4 de julho de 1908 ocorrerá uma das lutas mais famosas da história do boxe. Chamado justamente de “O combate do século”, o duelo entre o negro Jack Johnson e o branco Jim Jeffries, em Reno (EUA) marcou época não só pela habilidade de seus pugilistas, mas pela vitória do primeiro boxeador  negro campeão mundial dos pesos-pesados. O grande boxeador negro Jack Johnson era filho de escravos. Quando pequeno questionou a existência de deus e o domínio da religião nas vidas das pessoas. O boxeador ficou conhecido como "O gigante de Galveston", cidade do Texas onde nasceu. Foi o primeiro boxeador negro a se tornar campeão mundial na categoria peso-pesado, inspirando muitos outros campeões que o seguiram, tal como Mohammed Ali. Sua gloriosa carreira nos ringues é marcada por 78 vitórias, sendo 45 por nocaute, 12 empates e oito derrotas. Tornando-se dia 26 de setembro de 1908 o primeiro negro a ganhar o cinturão mundial dos pesos-pesados ao derrotar o canadense Tommy Burns em Sidney, Austrália, diante de mais de 20 mil espectadores.
        Aos 15 anos conquistou a sua primeira vitória nos ringue e em 1897 já era um profissional, se diferenciando dos demais boxeadores por prezar o contra-ataque, esperando um vacilo do oponente para nocauteá-los. Ao passar dos anos foi se tornando cada vez mais agressivo e imbatível nos ringues. Seu primeiro cinturão veio com a vitória contra Ed Martin em 1902, conquistando o título de Campeão de Cor dos Pesos-Pesados. Já o atual campeão mundial, James. J. Jeffries recusou uma luta contra o campeão negro Jack Johnson simplesmente pela cor de sua pele. A imprensa capitalista chamava o seu estilo de “covarde”, o que não era justificável já que outro ex-campeão – branco - Jim Corbett, lutava da mesma maneira e era considerado, ao contrário de Johnson, “o homem mais inteligente do boxe”. Dono de um currículo invejável com grandes vitórias contra grandes nomes do boxe, como o ex-campeão do mundo Bob Fitzsimmons, ele finalmente pôde enfrentar o grande campeão de sua época, Tommy Burns, que levou uma tremenda surra no ringue.
A luta gerou profunda revolta na elite branca e Burns ficou taxado como o homem que falhou com a sua própria raça ao ser derrotado por um negro, obrigando James J. Jeffries a voltar de sua aposentadoria apenas para enfrentar o boxeador.
        Jack Johnson também derrotou esperança dos conservadores brancos e a violência racista se espalhou pelos EUA. Os racistas não podiam aceitar mais uma vitória de um negro sobre um dos ídolos brancos do boxe. Manifestações, perseguições e linchamentos se sucederam, deixando um saldo de 25 mortos, 23 deles negros. Essa frase dita pelo próprio lutador resume bem a sua vida. “Eu sou Jack Johnson. Campeão mundial dos pesos-pesados. Sou negro, eles nunca me deixam esquecer isto. Eu sei que sou negro! Eu nunca os deixarei esquecerem-se disto”. Jack Johnson Lutou até os 46 anos e faleceu em 1º de junho de 1946 em um acidente de carro.



 Campeão Mundial dos Pesos Pesados John Arthur Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário